
Entender, Guiar e Cuidar, para além da sala de aula
Ao todo dispomos de 524 lições que percorrem toda a Bíblia, do Novo ao Velho Testamento, passando pela vida de Jesus, o iniçio da Igreja primitiva, o ministério dos Apóstolos, as cartas ás Igrejas e Apocalipse.
Os temas abragem as diversas situações vividas pelas personagens bíblicas.
No final da administração de cada Lição é entregue a cada criança um folha com um resumo da matéria dada nesse fim-de-semana, na qual estão colocados exercicios para realizar em casa durante a semana, sozinha ou com a ajuda dos familiares.
As séries são blocos de ensinos que se complementam entre sí, criando desta forma uma cadeia de assuntos tornando a Bíblia numa fonte incessável de conhecimento, revelação e vida. Tais conhecimentos acompanharão a criança durante toda a sua vida.
524
Trabalhos de casa
O que é um Currículo Escolar?
A sua concretização, no espaço dinâmico que é o da escola, vai produzir, simultaneamente, diferentes formas de expressão do mesmo. Ao lado do currículo formal, determinado legalmente e colocado nas diretrizes curriculares, nas propostas pedagógicas e nos planos de trabalho, há um currículo em ação, considerado o currículo real, que é aquilo que de facto acontece na nossa escola, e o currículo oculto, que é aquilo que não está formalmente deliniado, mas que perpassa, muitas vezes, as actividades escolares.
Estas expressões do currículo vão constituir o conjunto das aprendizagens realizadas pelos alunos, e o reconhecimento das lições, presente na vida escolar, vai dar à equipa de monitores melhores condições para identificar o grau de dificuldade e assertividade dos alunos.
Assim, no processo de elaboração da proposta curricular – ao definir o que ensinar, para quê ensinar e como ensinar –, a direção da escola e a Liderança da Igreja devem estudar a as bases Teologicas seguidas, bem como os manuais apresentados, este procedimento tem como objectivo orientar a implantação do credo e bases Teológicas defendidas no que se refere ao currículo. A partir daí, torna-se necessário identificar que ações precisam ser planeadas e realizadas pela escola para colocar em prática um currículo que contemple os objetivos da educação básica cristã.
A direção da escola, ou a equipa de monitores como um todo, tem, neste contexto, um papel fundamental. Além de liderar a construção permanente da proposta pedagógica apresentada, deve estar todo o tempo viabilizando as condições para a sua execução, e uma delas é a sua formação bíblica contínua para que possam desenvolver, com competência, o currículo expresso na proposta pedagógica. Que possam todos aqueles que trabalham no ensino dedicar-se a ser um exemplo de dedicação mas também de paixão ao que ensinam.
Pastora Sónia Cunha, Janeiro 2015