
Entender, Guiar e Cuidar, para além da sala de aula
As crianças podem participar da ceia?
É bem provável que se você é pai e é cristão, já se tenha perguntado ou perguntado a alguém, se as crianças podem participar da Ceia do Senhor.
Outra situação que acontece são as próprias crianças solicitarem aos familiares a participação deste momento.
Para resolver esta dúvida, vamos examinar a questão mais a fundo e com fundamento biblico.
É interessante observar que no Antigo Testamento as crianças participavam da Páscoa judaica. Inclusivé, uma das orientações era para que os pais explicassem aos seus filhos o porquê de todo aquele ritual: “Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao SENHOR, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo se inclinou e adorou.” Ex 12.26
Apesar de a Ceia do Senhor ter sido instituída por Cristo na época da Páscoa judaica, marcando a passagem da Velha Aliança para a Nova Aliança no Seu sangue, temos que avaliar a diferença dos dois rituais para concluir se as crianças podem, à semelhança da Páscoa judaica, participar da Ceia do Senhor.
Alem do mais, Jesus foi muito claro quando disse que das crianças é o Reino dos Céus. Se o Reino lhes pertence, porque razão não fazemos as crianças participantes da Ceia, que representa, no fundo, a entrada no Reino, dos que creram no Evangelho de Jesus?!
A Ceia foi instituída por Jesus Cristo na noite em que Ele foi traído. Essa noite era o dia da páscoa judaica. “E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.” Lc 22. 19-20.
É claro que, tudo deve ser feito com um ensino adequado, respeitando sempre a vontade individual da criança, de acordo com o seu grau de entendimento., mas consideramos importante fazer participante da Ceia do Senhor as nossas crianças, assim como procuramos faze-las participantes de todas as coisas espirituais que ministramos na Casa do PAI.