
Entender, Guiar e Cuidar, para além da sala de aula
Escola geração cristã
Pastora Sónia Cunha

O nosso propósito com a Escola Geração Cristã
O Novo Testamento reúne os acontecimentos do Antigo Testamento e gera novos acontecimentos, dando priopridade e tendo como objectivo a educação. Toda a teologia do Novo Testamento é direccionada para a educação. Essa é a constante meta de Deus.Sendo bastante realistas, a educação do Antigo Testamento preparou o caminho para o programa didáctico do Novo Testamento.
Onde Jesus, é o destaque, o Mestre por excelência. Tanto através de exemplos, actos e sentimentos, como por mandamentos, Jesus enfatiza a importância do ministério da educação.Ele próprio, era fundamentalmente um Mestre ou o Mestre dos mestres vindo de Deus."Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. "João 3. 2.
Durante a Sua estadia na terra, Ele era chamado de "Mestre" com mais frequencia do que qualquer outra designação. Nos quatro evangelhos, Ele é mencionado como “Mestre” oitenta e nove vezes e como pregador, apenas doze vezes.
Naturalmente, a Sua doutrina e pregação fundiam-se, mas a Sua obra didáctica era fundamental em tudo o que fazia. Ele ensinava até em silêncio.
A maior escola que já existiu, consistia em ter a Jesus como professor e os doze apóstolos como alunos. Mas Ele também ensinava as multidões. Os principais métodos que Jesus usava são o exemplo a seguir, e a direcção certa, que os educadores devem seguir.
Este princípio de Educação religiosa continua em todo Novo Testamento.
Há uma convocação do próprio Cristo na chamada "grande comissão", “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” Mateus 28: 19,20
No livro dos Actos dos Apóstlos, vemos que a Igreja primitiva cumpria com zelo e afinco a sua missão de ensinar. O ensino era tão profundo que " em cada alma havia temor." E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” Actos 2: 42
Entendendo a importância do ensino os Apóstolos decidiram nomear diáconos para ajuda-los nos serviços prestados á igreja, para que se dedicassem exclusivamente ao ensino da palavra.
"E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas." Actos 6: 2
Amar as Crianças - Se não amarmos as crianças e não sentirmos fascínio pelo seu mundo tão peculiar, não teremos a capacidade de prosseguir na caminhada do ensino e atingir os objectivos propostos nem obter os resultados esperados.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” João 3. 16, 17
Alcançar as Crianças - Procurar alcançar todas as crianças da igreja. Incentivando-os a participarem do Ministério, inovando e criando um ambiente propício, para que as crianças se sintam desejadas e motivadas a aprender acerca da Palavra de Deus.
"Porque quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." I Timóteo 2 . 4
Ensinar as crianças - Ensinar a Palavra de Deus deve ser acima de tudo a maior prioridade. Não somente ensinar, mas tambem ter a preocupação de saber se as crianças entenderam o assunto que foi abordado na sala de aula. A Bíblia é o livro de inspiração por escelência da Escola Geração Cristã e por isso, ela ocupa o centro do ensino.
"E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade." Efésios 4 . 23, 24